quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Pop (Music) Art

Hello (:

Bem queridos, andei meio afastada por motivos já explicados e por alguns outros que agora não vem mais ao caso. O fato é que hoje resolvi falar de duas formas de expressão artística que eu amo: pintura e música. Bom, que existem várias pinturas clássicas com instrumentos clássicos que são lindas todos sabem. Mas na verdade quero falar de um movimento bem específico, de meados do século passado, e de artistas que eu gosto muito que vem desde essa época até hoje causando pelo mundo a fora.

Falaremos hoje de: POP ART :D Não costumo confiar em Wikipédia, mas me baseei nela (editando, é claro) para dar uma contextualizada para quem não conhece/lembra bem desse movimento.

Pop Art (ou Arte pop) é um movimento estético-artístico surgido no final dos anos 1950 no Reino Unido e nos Estados Unidos. Esta escola propunha que se admitisse a crise da arte que assolava o século XX e desta maneira pretendia demonstrar com suas obras a massificação da cultura popular capitalista. Procurava a estética das massas, tentando achar a definição do que seria a cultura pop e criticando a sociedade capitalista através de seus objetos de consumo da época. Esses signos estéticos do consumo eram apresentados nas telas com cores inusitadas, fluorescentes, brilhantes e vibrantes, reproduzindo objetos do cotidiano em escala diferenciada. A Pop Art foi considerada um marco de passagem da Modernidade para a Pós-modernidade na cultura ocidental.

Feita a contextualização, vamos ao que interessa! Selecionei alguns artistas musicais que foram pintados nesse estilo. E vamos começar logo pela realeza, aqueles que influenciaram todos que vieram depois. A Pop Art teve como um expoente o artista Andy Warhol, que pintou dois reis: o do Rock Elvis Presley e do Pop Michael Jackson.


            


E por quê não mostrar dois outros trabalhos de Pop Art que achei também desses mesmos artistas? Um muito garboso e outro um tanto satírico rs


                 


Seguindo, vamos para outra rainha. Não pintada por Andy Warhol, mas por Romero Britto. O arista pop brasileiro com grande fama em Miami que pinta não só animais e casais fofinhos, mas também personalidade como a presidente Dilma e a rainha ai abaixo: Madonna ;D




Muito lindo, né? Mas não apenas Romero pensou em Pop Art para essa musa. A própria diva tem um CD como um capa SUPER Pop Art para o álbum Celebration, inclusive inspirada em outra grande musa do movimento: Marilyn Monroe.







Ok, vamos para outro muso meu. Nacional, setentão, tropical e sempre pop(ular). Esse 
trabalho é inspirado na capa da Rolling Stones. Vou colocar uma ao lado da outra para 
vocês compararem e se deliciarem! Caetano Veloso :D

 


E deixo para vocês a pergunta que passou pela minha mente durante esse post: Podemos considerar a capa de Qualquer Coisa (de 1975) Pop Art ou apenas tons diferentes para o mesmo retrato?

Divo demais, né? Enfim, vamos para duas bandas americanas que me divertem muito. Não são tão Pops, mas que não podiam faltar na minha seleção. Primeiro, Guns N' Roses, representado pelo Axl (lindo nessa época) Rose. E depois, Red (sempre muito) Hot Chili Peppers ;]



Já passamos pela realeza, pelo divo tropical, pelos rockeiros americanos... vamos agora 
para os artistas de um dos lugares mais fenomenais do mundo em termos de tudo, 
especialmente de produção musical. E diretamente da Terra da Rainha teremos primeiro 
uma artista maravilhosa que infelizmente fez mês passado um ano de falecida. Inclusive fiz 
um desenho sobre isso na data, mas só para expressar o quanto eu gostava dela (não 
dedicaria meu tempo para desenhar qualquer arista rs). Enfim, ai está Amy Winehouse
respectivamente, em Pop Art e em minha singela homenagem em P&B. RIP!




 





























Bem, agora é a vez da capa de um álbum que

 é pura Pop Art. Eles não são exclusivamente 
ingleses, mas são os integrantes de uma das 
bandas mais importantes e globalizadas from 
UK.
Com o álbum Pop de 1997, U2 entra pra lista
com todo mérito.





Gosto deles. Não sou suuuper fã, mas eles são fundamentais para a lista. Uma banda mais
 do que clássica! E diga-se de passagem, sempre terei um carinho especial por eles, já que 
eles fizeram o primeiro grande show internacional que eu fui. Sem mais, apenas Rolling 
Stones!




E para finalizar, apenas a MELHOR banda de todos os tempos. Símbolo de muito Ye Ye Ye e
musos eternos: The Beatles *_______*





Por hoje é só, pessoal! Espero que vocês tenham gostado. E pretendo voltar em breve, viu?

 Até a próxima! 
Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada por comentar e volte sempre :D