sexta-feira, 5 de abril de 2013

Acaso?


Boa madrugada, povo!

Finalmente eu consegui ir ao CCBB hoje. Já está em cartaz a maior tempão, no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro, a exposição Movie-se. Já estava afim de ir desde a inauguração, mas por motivos de força maior só fui hoje, com a querida Analice Paron (para os não tão íntimos a blogueira Ana Bakana). 

E valeu a pena (:

Mas ai também depende das suas expectativas, né?  Se você está esperando ver Disney e animes o tempo todo, "errou feio, errou feeeio, errou rude!". Entendedores entenderão ;D Mas para quem não entender, segue lá embaixo o vídeo "Deus" do canal Porta dos Fundos no Youtube para entender. Recomendo mesmo! 

Voltando: a exposição é bem mais do que isso. Quer dizer, isso é até uma minoria dentro da exposição. Tem bem mais "animação de adulto" do que "de criança".Mas independente da idade, Movie-se, como um todo, é boa. 

E é impressionante eu achar isso porque, no fundo, ela me lembrou muito minhas aulas de Audiovisual. Inclusive, parte da exposição é uma verdadeira viagem no Pré e no Primeiro Cinema. Há também vários outros tipos de animação, como vídeo-artes mais modernas, que valem a pena. (Analice se orgulhará quando ler isso haha)

E uma animação em especial, chamou minha atenção. E é sobre ela que o post de hoje se trata na verdade. Seu nome é "Tango" e não, não é argentina. A Wikipédia explica: "Tango é um curta de animação polonês de 1981, que foi filmado no estúdio Se-ma-nos Lódz e dirigido por Zbigniew Rybczynski."

Ok, até ai morreram neves. Então por quê esse vídeo? Escolhi porque achei que rendia um devaneio.

Acho super interessante como tudo começa calmo, ai vai se modificando, se movimentando, até chegar a um turbilhão, que também aos poucos, volta a acalmar. É curioso como as pessoas vêm e vão, sempre nos fazendo pensar se voltaram para cena. E ainda mais: se voltaram ou não a fazer aquilo que fazem. No caso do vídeo, sempre voltam. Mesmo que seja um hábito ruim. Gosto também de observar como tudo é meio efêmero e confuso quando tem tanta informação no mesmo espaço. 

Pode ser que só eu tenha interpretado dessa forma, mas achei que o vídeo representa o "acaso organizado" que é a vida. Explicando melhor: no vídeo e na vida, tudo tem seu lugar e seu tempo. Nada esbarra em nada que não deva esbarrar. Assim como na vida. Mesmo que confuso, mesmo com pouca ou muita gente, tudo tem seu lugar. Tudo tem seu motivo de ser do jeito que é no momento que ocorre. Nada se esbarra realmente por "acaso". Existe uma "organização superior" (não tão óbvia, a princípio) que ajusta aquilo tudo. Alguns chamam isso de "os planos de Deus para cada um". Mas acreditar nisso ou não é de livre escolha (:

Seja como for, mesmo que vocês não interpretem dessa forma, assistam e depois me contem o que acharam. A minha interpretação é apenas uma forma de encarar. E para ser honesta, só vi dessa forma quando assisti da segunda vez. Da primeira achei apenas um vídeo divertido-louco-interessante.

Tentei colocar o link do Youtube é http://www.youtube.com/watch?v=9qKDuMI2Zv8. Mas fiz o uplode caso vocês não consigam ver no Youtube.






Só para finalizar, como prometido, segue o vídeo "Deus". Que por acaso (ou não) veio a calhar com essa história de "plano não tão óbvio". E mesmo que vocês achem todas essas análises uma tremenda viagem da minha mente, encarem o vídeo como uma diversão apenas. Um tremendo deboche ;D





Ah, só para lembrar. A exposição termina dia 07/04 (domingo agora!). Portanto quem quiser ver o primeiro vídeo numa tela bem grande, corra! E mesmo que não quer mais vê-lo, têm outras coisas bem legais também (:

Enfim, espero que tenham gostado deste post. Acho que consegui nele algo que eu buscava a muito tempo: um deboche e um devaneio juntos :D

Até o próximo,
Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada por comentar e volte sempre :D