domingo, 28 de julho de 2013

Uma observação

Boa tarde pessoas,

Sim, sumi. Mas final de período é sempre assim. Agora estou de férias então vim aqui atualizar alguma coisa. Pois bem, primeiro vou comentar algumas coisas sobre o grande evento que estava rolando até hoje na minha cidade: a Jornada Mundial da Juventude.

Pois bem, PARTICULARMENTE, acho uma ideia muito legal ter um evento desse tipo no Rio. Estou desconsiderando a falta de infraestrutura para o transporte, estou vendo apenas pelo lado de ser um grande evento com um intuito positivo. E falando em grandes eventos, acho nunca vi uma aglomeração tão grande de pessoas na minha cidade sem ser por carnaval, manifestação ou ano novo. Na verdade, acho que a JMJ aglomerou ainda mais pessoas do que todos esses eventos que eu citei. Inclusive, eu fui  pelo menos uma vez em todos esses eventos.

E no dia que eu fui à Acolhida ao Papa, quinta feira passada, constatei que nunca tinha visto uma multidão tão "ordeira" na minha vida. Sem mil latas de cerveja em qualquer canto e sem xixi em todos os postes. Claro que tinha sujeira na rua, mas não era tanta assim.  E era bonito ver tanta gente unida por uma boa causa. Não digo que eram todos que estavam lá, né? Sempre tem um ou outro que não vai pela causa em si. Isso eu também vi nas manifestações. Fora aqueles que vão para roubar os outros, né? Como rola em Carnaval ou Ano Novo.

Mas não é sobre isso que eu quero falar. Quero começar sobre algo que eu realmente achei interessante. É quase uma contradição o que eu observei nesses últimos dias, esses em que as pessoas ficaram de vigília até a missa de hoje de manhã.

Sempre moldei o esteriótipo de que turista que fica na Zona Sul do Rio tem dinheiro e fica bem acomodado. Claro que para mim é difícil pensar como turista. Sou natural do Rio desde sempre e não moro na Zona Sul. Mas enfim, só gostaria de destacar que achei engraçado (não sei se é a palavra mais adequada, mas acho que vocês vão entender o que quero dizer) ver gringos ou simplesmente turistas de outros estados dormindo nas ruas, no "desconforto", passando frio e sem um banheiro decente e próximo para usar. É claro que isso é uma situação especial, que não ocorre sempre, mas não pude não lembrar de outros moradores que costumam ficar muito pela Zona Sul: os mendigos.

É claro que são situações diferentes. Mendigos obviamente vivem de modo mais precário.  Enquanto vários peregrinos tinham suas super barracas de camping, usavam banheiros de bar e sem dúvida tinham dinheiro para comer bem. Mas confesso que fiquei intrigada de ver na TV uma quantidade tão grande de gente com dinheiro dormindo nas ruas por opção, para manifestar sua fé. E tão "próximo" a pessoas, que tendo fé ou não, não podem sair dali, que não têm dinheiro para comer bem ou dormir mais confortavelmente.

Isso me fez lembrar das palavras do próprio Papa sobre desigualdade social. E espero de coração que essas palavras surtam efeito. Mais do que para as pessoas comuns, católicas ou não, queria ver essas palavras surtindo efeito para as autoridades. O Papa esteve tantas vezes com Eduardo Paes, Cabral e Dilma...

Bem que as coisas no Rio poderia ficar diferentes, né? Tanta manifestação ocorreu e vem ocorrendo por conta disso...

Ia incluir nesse post outros assuntos, coisas mais amenas. Mas acho melhor ficar assim. Vou fazer outra postagem mais levinha, só sobre cinema provavelmente ;]

Até bem breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada por comentar e volte sempre :D